quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Escolas do RS vão ter aula normal durante a Copa do Mundo

Protocolo que padroniza calendário escolar de 2014 foi assinado nesta quarta-feira


Porto Alegre  - O documento, firmado com representantes das redes pública e privada, determina que o calendário escolar para o ano de 2014 inicia-se entre 17 e 24 de fevereiro e encerra-se no dia 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno ocorre entre 19 de julho e 3 de agosto. Ou seja, não vai haver interrupção das aulas durante a Copa do Mundo.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), recebeu na manhã desta quarta-feira (20) o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, e comitiva para a assinatura do Protocolo de Intenções ao Calendário Escolar Gaúcho de 2014, no Palácio Farroupilha.
O representante do Conselho Estadual de Educação, Raul Gomes de Oliveira Filho, destacou a importância do ato. “Este documento é o resultado de um amplo debate iniciado aqui no Rio Grande do Sul e que se espalhou para todos os estados. Não seria justo para a educação que as escolas parassem em todo o Brasil, durante a Copa do Mundo”, observou.
A deputada Ana Affonso (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, destacou o trabalho conjunto de diversas instituições para a concretização da unificação do calendário escolar para o ano de 2014. “A Educação é um tema que interessa a todos os gaúchos, pois envolve todas as famílias do estado. Trabalhamos com o interesse de fazer o melhor para a educação dos nossos alunos”, disse.
O secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, falou que a unificação do calendário escolar valoriza o sistema estadual de educação e o trabalho de articulação entre as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, além de aproximar as entidades envolvidas neste processo. “Este protocolo é resultado do empenho de todos”, destacou.
Westphalen registrou a importância da educação na transformação de uma sociedade. “Fico feliz de estarmos reunidos aqui hoje para discutirmos a educação. É pelo caminho de educar que vamos pacificar, promover o equilíbrio social, a justiça e o pleno desenvolvimento da nossa sociedade. Cabe ao Estado e à sociedade civil estimular esta luminosa perspectiva de um povo consolidado em si mesmo”, concluiu.
Também estiveram presentes no ato de assinatura o deputado Miki Breier (PSB), Celso Floriano Stefanoski, representando o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro RS); Milton Leo Gehrke, diretor do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe RS); Janir Souza Branco, coordenador da Área de Educação, Cultura e Desporto da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS); Berenice Cabreira da Costa, presidente da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do RS (ACPM-Federação), e outros representantes de entidades ligadas ao setor.

Fonte: Jornal Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário